O ARREMESSADOR DO DISCO
ORIGEM
O arremessador do disco foi uma criação do escultor grego Myron, que realizou esta obra historica no século V a.C. Não existe mais uma escultura original de Myron em bronze. Entretanto, existem muitas replicas em mármore, produzidas principalmente na itália e na Grecia.
Aparti desta imagem podemos relacionar, tudo que estudamos e aprendemos neste semestre, Podemos relacionar: Educação física, ciencia, dança, movimentos, corpo, luta, jogo, xadrez, lazer, ginastica e etc.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Em relação à educação física esta imagem se intrega no fato dos movimentos, na totalidade do corpo no contexto da totalidade da educação física que se desenrola na seguinte citação:
"A educação física , construida de maneira autônoma em relação a sociedade que objetiva o corpo dos individuos em configurações precisas e determinadas historicamente, coloca-se como uma prática "neutra" , capaz de alterar a saúde, hábitos e a propria vida dos indivíduos. E é assim que ela começa a ser veiculada como uma necessidade, passando a intregar o conjunto de normas que tratam dos "cuidados com o corpo" , cuidados esses que , no discurso, passam a ser um problema do estado".(EDUCAÇÃO FÍSICA, PAG 51 SOARES - 2001).
CORPO
Ter um corpo saúdavel, não é somente ter um corpo malhado. A prática diária de exercícios físicos executados corretamente, juntamente com uma alimentação saudável, nos ajuda em diversos aspectos. A Educação Física, apartir da revisão do conceito de corpo e considerado a dimensão cultural simbólica defendida por Geertz, pode ampliar seus horizontes, abandonando a idéia de área que estuda o movimento humano, o corpo físico ou o esporte na sua dimenção técnica, para vir a ser uma área que considerada o ser humano eminentemente cultural, contínuo construtor de sua cultura relacionada aos aspectos corporais. Assim, a educação física pode de fato, ser considerada a área que estuda e atua sobre a cultura corporal de movimento.
"De acordo com Marcell Montti, atívidade física é definida como um conjunto de ações que um individuo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios físicos que envolvam movimentos corporais".
"A corporeidade apresenta-se como forma mais autêntica do corpo humano ser representado no mundo vivido. O corpo é todo movimento por ele exercido (Carmo Jr,1995)".
LUTA
Consideramos o fato de estar jogando ou praticando esporte sem deixar de ver a luta no ato. Na luta podemos aprender também a conhecer nosso corpo pois, age diretamente com o desenvolvimento dele, na habilidade, flexibilidade, coordenação motora e ate mesmo a auto-confiança, o nosso corpo esta relacionado diretamente com nossa mente (alma), estão ligados.
Segundo Huizinga (2004 pg 101)
"E não há dúvidas que toda luta submetida a regras, devido precisamente a essa limitação, apresenta características formais do jogo. Podemos considerar a luta como um jogo mais intensa enérgica, e ao mesmo tempo a mais óbvia e mais primitiva".
CIENCIA
Podemos relacionar o conhecimento cientifico com a Educação Física no sentido de esta ser uma ciência também, pois a Educação Física é uma ciência aplicada que estuda o ser humano em movimento consciente e inconsciente. É a disciplina que através do movimento cuida do corpo e da mente, utilizando como meios: a ginástica, a dança, os jogos e desportos. Sua área de influência abrange a biomédica, técnica desportiva e humanista.
.(EDUCAÇÃO FÍSICA, PAG 51 SOARES - 2001).
.(Carmo Jr,1995)".
(Segundo Huizinga 2004 pg 101)
BASEADO NOS SEGUINTES LIVROS E AUTORES
(LOLA BRIKMAN - A LINGUAGEM CORPORAL DO MOVIMENTO)
(CHRISTIANNE LUCE E HÉLDER FERREIRA - lAZER, RECREAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA)
(RUBENS ALVES - FILOSOFIA DA CIENCIA)
(ROBERT POWELL - A LUTA INTERIOR)
(ETHEL BAZER MEDEIROS - O LAZER NO PLANEJAMENTO URBANO)
(SILVA SBORQUIA E JORGE PÉREZ - A DANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FISICA)
(MYRIAN NUNOMURA - GÍNASTICA ARTISTICA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário